Terna Mãe que segura o seu Filho nos braços.
O tema mariano foi dos mais inspiradores para os artesãos das oficinas de Malines. Conhecem-se bastantes imagens que representam Nossa Senhora com o Menino. Para além desta representação, foram também esculpidas muitas outras, como a Pietá, Santa Ana, a Virgem ou unicamente o Menino. Estas figuras destinavam-se, de um modo geral, a estar expostas em altares individuais, muitos deles de devoção privada. Regra geral não são imagens de vulto pleno, isto é, que possam ser vistas em todas as posições, pois não são esculpidas na totalidade, nomeadamente nas costas. Contrariamente, as imagens de vulto parcial, expostas nos oratórios privados, estavam destinadas a ser olhadas unicamente de frente.
Esta imagem tem o Menino ao colo, do lado direito. A túnica cai em pregas sobre o corpo, deixando as pernas à vista. Envolve-o um rosário, a que faltam algumas contas e a cruz. A Senhora segura-o com carinho e devoção. Mostra uma indumentária tradicional, cuidada, com o usual decote quadrado. O manto cai em pregas, que se vão quebrando de modo natural. Revela um rosto sereno e testa alta, como era costume neste tipo de imagens. O cabelo entrançado deveria ter estado preso numa coifa. Estas peças, tidas em grande apreço pela sua graciosidade e beleza, foram sendo alvo de pinturas e arranjos posteriores, mais de acordo com as noções estéticas em vigor e também com a vontade dos seus possuidores. A coifa tradicional, de tecido entretecido com fiadas de pérolas, foi substituída por uma coroa, possivelmente de prata. Para tal tornou-se necessário proceder a adaptações: a coifa desapareceu para dar lugar a uma zona onde fosse possível encaixar a coroa.
Imagem proveniente da antiga colecção do comandante Vilhena que integra, actualmente, o acervo do MNAA. O Menino tem sobre os ombros um rosário. A policromia já não é a original. Refeita por várias vezes, confere à imagem uma volumetria maior, escondendo a leveza da escultura. Mais tarde, foi-lhe aditada uma placa com uma cercadura de contas e flores em harmonia com o rosário que ornamenta o Menino.
Estas peças, originárias da Flandres, eram produzidas em três grandes centros: Malines, Bruxelas e Antuérpia. A influência da arte flamenga que já se sentia e imperava nos reinos ibéricos desde o século XV, vai alcançar o seu apogeu no século seguinte, quando as rotas comerciais, principalmente a do açúcar, conhecem um grande desenvolvimento.
Nas principais cidades do Brabante existia uma próspera e produtiva indústria de retábulos, esculturas e pinturas que eram exportadas para a Europa, chegando às ilhas atlânticas da Madeira, Açores e Canárias. Devido ao comércio florescente, quer do açúcar, quer das especiarias, muitos comerciantes flamengos vêm estabelecer-se nessas novas zonas, com eles trazendo o gosto e devoções artísticas que, rapidamente, são absorvidas pela sociedade local. Daí a existência de tantas peças flamengas ou ao gosto flamengo que ainda se podem encontrar nos museus e em colecções particulares.
Para salientar a importância dada à arte flamenga foi,entre Dezembro de 2004 e Julho de 2005, decidido promover um congresso de especialistas com vista a proceder à sua divulgação. O mesmo ocorreu em Lisboa. Para além disso realizou-se uma exposição que reuniu peças existentes nas Ilhas Canárias completada com muitas outras provenientes de colecções belgas, portuguesas e espanholas.
Essa exposição esteve patente em Madrid, Bélgica e Santa Cruz de Palma.
Esta imagem tem o Menino ao colo, do lado direito. A túnica cai em pregas sobre o corpo, deixando as pernas à vista. Envolve-o um rosário, a que faltam algumas contas e a cruz. A Senhora segura-o com carinho e devoção. Mostra uma indumentária tradicional, cuidada, com o usual decote quadrado. O manto cai em pregas, que se vão quebrando de modo natural. Revela um rosto sereno e testa alta, como era costume neste tipo de imagens. O cabelo entrançado deveria ter estado preso numa coifa. Estas peças, tidas em grande apreço pela sua graciosidade e beleza, foram sendo alvo de pinturas e arranjos posteriores, mais de acordo com as noções estéticas em vigor e também com a vontade dos seus possuidores. A coifa tradicional, de tecido entretecido com fiadas de pérolas, foi substituída por uma coroa, possivelmente de prata. Para tal tornou-se necessário proceder a adaptações: a coifa desapareceu para dar lugar a uma zona onde fosse possível encaixar a coroa.
N.Srª. do Rosário MNAA Inv.1350 |
Estas peças, originárias da Flandres, eram produzidas em três grandes centros: Malines, Bruxelas e Antuérpia. A influência da arte flamenga que já se sentia e imperava nos reinos ibéricos desde o século XV, vai alcançar o seu apogeu no século seguinte, quando as rotas comerciais, principalmente a do açúcar, conhecem um grande desenvolvimento.
Nas principais cidades do Brabante existia uma próspera e produtiva indústria de retábulos, esculturas e pinturas que eram exportadas para a Europa, chegando às ilhas atlânticas da Madeira, Açores e Canárias. Devido ao comércio florescente, quer do açúcar, quer das especiarias, muitos comerciantes flamengos vêm estabelecer-se nessas novas zonas, com eles trazendo o gosto e devoções artísticas que, rapidamente, são absorvidas pela sociedade local. Daí a existência de tantas peças flamengas ou ao gosto flamengo que ainda se podem encontrar nos museus e em colecções particulares.
Para salientar a importância dada à arte flamenga foi,entre Dezembro de 2004 e Julho de 2005, decidido promover um congresso de especialistas com vista a proceder à sua divulgação. O mesmo ocorreu em Lisboa. Para além disso realizou-se uma exposição que reuniu peças existentes nas Ilhas Canárias completada com muitas outras provenientes de colecções belgas, portuguesas e espanholas.
Essa exposição esteve patente em Madrid, Bélgica e Santa Cruz de Palma.
Catálogo, pág. 73 |
Feitas para os encomendantes, fossem eles o rei, a igreja, particulares ou mesmo comerciantes, apresentavam muita qualidade. Transportadas nas embarcações na tornaviagem, abasteciam o mercado peninsular e insular, ávido de novidades e de exibir o seu recente poder económico. A resposta a este intercâmbio artístico e cultural é feita de modo inédito para a época: a criação de oficinas especializadas neste tipo de obras de arte. Malgré a sua execução em série, as peças tinham qualidade artística e a sua originalidade excluía-as de um carácter mais popular. Eram sujeitas ao exame do júri dos mesteres e autenticadas com as marcas próprias de cada centro produtor, podendo assim atribuir-se-lhes uma origem. No caso de Malines eram apostas, nas costas, por punção, as três barras, alusivas ao brasão da cidade.
"Ao modo da Flandres.Disponibilidade,Inovação e Mercado da Arte (1415-1580)". Actas do Congresso Internacional Celebrado na Reitoria da Universidade de Lisboa, Abril de 2005.
Catálogo da Exposição "El Fruto de la Fe. El Legado Artístico de Flandres en la Isla de La Palma".
"O Brilho do Norte". Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, 1997.
Adoro escultura sacra e tenho um especial gosto por estas imagens de Malines. A Ivete fez um bom texto explicando de forma clara como aparecem estas imagens em Portugal e nas ilhas atlânticas, resultantes do intercâmbio comercial entre Portugal e a Flandres no início dos Descobrimentos. Com efeito, referiu muito bem que não só não só as esculturas de Malines, que aparecem em Portugal, mas também as grandes pinturas de retábulos flamengas.
ResponderEliminarO que eu desconhecia em absoluto era a forma de identificar essas esculturas através das marcas de punção. Pensava que a identificação se fizesse por aproximação estilística.
Também nunca me lembrei de relacionar estas figurinhas em madeira com a "devotio moderna", movimento espiritual, que sublinha o papel da meditação individual, feita de uma forma mais intimista, por exemplo em casa e que gerou o aparecimento de pintura e escultura sacra de dimensões mais reduzidas, destinados não aos grandes altares das igrejas, mas antes para casas particulares, para oratórios domésticos.
Um abraço
Um abraço
Luís
ResponderEliminarTambém tenho um especial carinho por este tipo de esculturas. Nem todas as pessoas sabem entender a sua beleza, especialmente os Meninos, quando representados a solo. As suas formas,saindo dos cânones estabelecidos, fazem com que as tornem menos apreciadas e sentidas.
A relativa abundância de exemplares na Península Ibérica e Ilhas Atlânticas está ligada ao florescente comércio do açúcar no século XVI e à clarividência dos comerciantes que dirigiam essa actividade. Também a nossa feitoria de Antuérpia contribuiu grandemente para esse facto. A arte flamenga, em todas as suas manifestações, espalhou-se por este cantinho quer pela importação de peças, quer pela vinda de artistas flamengos que aqui se estabeleceram e influenciaram os artistas locais.
Um abraço
if
O seu texto é elucidativo sobre estas imagens que, apesar de ainda se poderem ver, poucos sabem sobre elas.
ResponderEliminarEu próprio, tal como o Luís, não conhecia estas marcas que lhe eram apostas, e que afinal eram caraterísticas da cidade onde eram apresentadas para "licenciamento".
Acabei há pouco tempo de ler uma obra ("O Miniaturista") que, apesar de não ser uma grande obra literária, é interessante por abordar a importância do comércio do açúcar nos Países Baixos, algo que por vezes somos levados a não prestar a devida atenção.
Agradeço-lhe as informações que aqui deixa.
Não acredito que algum dia vá ter capacidade de aquisição de alguma, mas o saber nunca é demais, e há coisas cujo conhecimento é interessante pela curiosidade que desperta.
Envio-vos cumprimentos com desejo de que se encontrem bem
Manel
Manel
EliminarÉ um tema que me prende e agrada sobremaneira. Podemos saber um pouco, mas nunca o suficiente pois, tal como em outras vertentes das artes decorativas, estamos sempre a aprender. Estas imagens, conforme a cidade de produção (Malines, Bruxelas, Antuérpia), tinham marcas distintas e próprias, quer na parte da escultura, quer na parte da pintura.
Também já li o livro a que faz referência no seu comentário. É fascinante como se construía um império financeiro sobre produtos como as especiarias e o açúcar, sujeitos a tantas variáveis, incluindo tempestades, assaltos e características climáticas. Qualquer alteração podia provocar a sua rápida perda e desvalorização.
Bom fds
If