sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Nossa Senhora indoportuguesa

Uma Nossa Senhora  indoportuguesa





Nossa Senhora indo-portuguesa, datável dos primórdios do século XVII, produzida, com forte probabilidade, por mãos de artistas indianos, em alguma oficina goesa.
Segundo Bernardo Ferrão, a imaginária do Oriente português é "aquela que foi esculpida no Extremo Oriente por artesãos indígenas, inicialmente sob a égide das missões portuguesas, copiando protótipos ocidentais, inspirando-se neles ou recriando-os em variantes próprias, mas utilizando materiais e técnicas locais e actuando sob o influxo da etnia e dos cânones e religiões ancestrais dos países respectivos"1.
A designação indo-portuguesa, segundo o mesmo autor, pode ter origem britânica e terá sido usada pela primeira vez por John Charles Robinson no prólogo do catálogo da exposição "Special Loan Exhibition of Spanish and Portuguese Ornamental Art",quando a comissariou, em 1881.
Desde então, muitos outros autores se debruçaram sobre este conceito: Sousa Viterbo, Joaquim de Vasconcelos, Luís Keil, Reinaldo dos Santos, Madalena Cagigal e Silva, aceitando, de um modo geral, a existência de numa influência oriental nas peças esculpidas, principalmente nas mais recuadas.
A sua produção inicial pode ter acontecido em terras goesas, copiadas/inspiradas em modelos idos de Portugal e feitas, quer por artesãos autóctones, quer por artistas nacionais, aí residentes. Face à crescente procura pela novidade e pelo exotismo que exibiam, o leque de interessados na posse de peças desta natureza  alarga-se e estas começam a ser executadas por encomenda. Modernamente, surgiu a hipótese de tais peças serem realizadas propositadamente para o mercado português.
A produção de arte sacra com características orientais, embora inspirada em modelos ocidentais, é numerosa e ganha forma em materiais diversos, dos quais se destacam as madeiras exóticas e o marfim. 
"As imagens das várias invocações de Nossa Senhora constituem, pela sua abundância, sua diversidade e seu valor iconográfico, o grupo mais importante da imaginária luso-oriental"2.

A imagem que se apresenta insere-se neste grupo. Exibe as características desta espécie de arte sacra: modelação "pseudocilíndrica" 3, extrema sobriedade no desenho e tratamento das formas.





Escultura de vulto de Nossa Senhora, de pé, segurando o Menino no braço esquerdo. Por sua vez, o Menino tem, na mão esquerda, um livro e a direita apoia-se no peito de sua Mãe. Os rostos, de olhos amendoados, nariz afilado e lábios finos, mostram expressões serenas,algo fechadas, demonstrativas do seu traço indianizante.
A indumentárias é composta por duas peças básicas: a túnica e o manto. A primeira, de decote cingido, cai até aos pés, em pregas que vão alargando até baixo. O manto, enrolado de modo invulgar, cobre a cabeça, deixando entrever os cabelos. Lançado sobre o ombro direito, é apanhado na cintura, formando uma prega funda do lado oposto.
Assenta numa peanha heptagonal, não se diferenciando nas costas e formando, assim, um único bloco.


Pode, ainda, observar-se alguma da sua policromia: vermelho, azul e dourado.

Escultura semelhante - com a mesma postura rígida, vertical e o pouco movimento que caracteriza a imaginária mariana das oficinas de Goa, de seiscentos - esteve patente na Exposição organizada por ocasião do ciclo de conferências " Índia:Terra de Impérios", promovido pela Associação Amigos do Oriente, em Novembro de 2002.








1-2- 3-Bernardo Ferrão de Tavares e Távora " Imaginária Luso-Oriental", Colecção presenças da imagem, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Lisboa, 1983, págs. XIII, XXXV
Maria João Ferreira htpp:/fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=744


3 comentários:

  1. Realmente esta arte indo-portuguesa é das coisas mais fascinantes que resultaram dos Descobrimentos Portugueses.

    Durante muitos anos, os Descobrimentos foram um período da história que nunca me interessou muito. Associava-o sempre a um certo aproveitamento político feito pelo Estado Novo para justificar a posse das colónias até tão tarde.

    Reconciliei-me com os Descobrimentos através da arte. Passei a apreciar as extraordinárias sínteses feitas em Goa, no Japão, na China ou no Ceilão e que produziram objectos num estilo único, que ainda hoje nos admira e que influenciaram posteriormente a arte europeia.

    Essa Nossa Senhora com o Menino é um símbolo dessa síntese entre o Oriente e o Ocidente

    Um abraço

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  2. Luís
    A arte indo-portuguesa, nas suas diversas vertentes - escultura, pintura, ourivesaria, têxteis, mobiliário - encanta pela delicadeza das formas e pelo intrincado minucioso da ornamentação, como é o caso de muitos contadores.
    Um abraço
    if

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  3. Prezada Ivete,


    Paz e Bem

    Peço licença para fazer um comentário.

    Um dia desses recebi uma notificação sei lá de que sobre adição ao círculo... E acho que te adicionei. Mas só hoje procurando não sei o que, encontrei seu Blog. Não sei usar bem esses recursos, fico no básico.
    Agradeço, se foi iniciativa sua este convite, ainda mais sabendo que Vc e amante de Arte Sacra, minha primeira paixão em Artes.

    Costumo me alongar muito. Por isso vou pontuar alguma coisa:

    1- Que bom que Vc tem este gosto e gosta de falar sobre isto. Parabéns.

    2- Esta imagem é sua? (espero não ser importuno, responda só se quiser e o que quiser). Pergunto isto porque me propus postar, no meu pobre Blog, somente peças (fotos) de minha coleção mas sei que qualquer hora terei que quebrar isto, por exemplo numa referência, comparação... Como a que Vc fez, etc.

    3- Qual a dimensão e a técnica destas esculturas? Tenho a impressão de ser pequena. Mas um amor em seu movimento contido e alegria discreta porém constante.

    4- Tenho particular predileção por roca (médias para cima) e pela imaginária luso-oriental. Tb aquelas mal saídas do medievo como a que o Grande Cabral trouxe para o Brasil.

    5- A segunda paixão são as Louças e dentre estas as faianças portuguesas (Norte, Rato, Viana, os aranhões... etc. Mas tenho quase nada.Se por aí já são escassas...

    6- Como encontrei seu Blog agora, ainda não olhei tudo e por estes dias muito ocupado. Mas vou olhar com atenção.

    Reeditei um post sobre uma Virgem que penso ter algo de oriental tb:
    Quando puder dê uma olhadinha e diga o que acha:

    http://velhariasdomaurinho.blogspot.com.br

    Espero que possamos trocar idéias em nosso gosto comum.

    Um abraço.

    Amarildo




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