quarta-feira, 9 de abril de 2014

Um arraial de Ratinhos

Um arraial de Ratinhos





Hoje há festa! Vamos ao arraial! Bailar ao som de violas, pandeiretas e tambores, tocados a preceito pelos artistas Ratinhos.
Para comemorar o primeiro aniversário deste blogue, em jeito de festa, apreciemos um grupo de músicos e dançarinos num qualquer arraial popular, tão do agrado geral e meu, em particular. Violas, pandeireta e tambor alegram os ânimos. Que o "balho" comece!
Esta louça, de carácter essencialmente rústico e popular, torna-se inconfundível no panorama da faiança de produção nacional: "Produto de de um artesanato regional virgem de lições ou influências estranhas, é a expressão pura, original e espontânea das virtualidades plásticas do nosso povo"1.
A decoração figurativa humana apresenta uma temática riquíssima e variada. Centrada nas actividades e interesses das camadas sociais mais desfavorecidas, capta situações representativas da vida quotidiana, de profissões ou de simples lazer.
A cena que nos interessa hoje, pelo particular significado de celebrar o aniversário deste blog, é o de uma qualquer festa ou romaria popular, tão semelhante às que se realizam em diversas regiões do nosso país.
Na imagem que segue, observamos o estralejar dos foguetes do fogo de artifício, animados pelos sons do bombo e da corneta. A animação é brava!

António Capucho. Retrato de um homem através da colecção, pág.174




A violeira, em traje de "ver a Deus", dedilha uma qualquer modinha, enquanto o violeiro, vestido a rigor, de calça marialva, pequena casaca e chapéu de palhinha, se junta à companheira, marcando o ritmo com o pé, em jeito de dança. Envolve-os um ramo florido, exuberante, que ocupa a restante superfície do prato.



A viola portuguesa, largamente difundida pelo nosso país, é um "dos principais instrumentos musicais populares portugueses, que perdura até aos nossos dias"2. Não é, pois, de admirar que seja uma temática tão do agrado dos artistas ratinhos, que largamente a  representaram.



O rapaz do tambor marcha, ritmado e garboso, à frente da banda, enquanto o seu colega, de traje mais simples e modesto, anima, com os movimentos lestos e rápidos da sua pandeireta, os passos do petiz, que dança junto da senhora que o acompanha com a viola.



Colecção particular

             Bem hajam todos os que me acompanharam durante este ano, com comentários ou simples visitas.

                                            
Imagem retirada da internet
                                                   


1 - A. Moradas Ferreira "Pratos Ratinhos", Separata de estudos de Castelo Branco, Revista de História e Cultura, 1962.
2 - Olinda Sardinha "Os Ratinhos, Faiança Popular de Coimbra",MNAz, 1998, pág.31.
Luísa Arruda, Paulo Henriques, Alexandre Nobre Pais, João Pedro Monteiro -"António Capucho. Retrato do Homem através da colecção".


12 comentários:

  1. Adorei a postagem, e parabéns pelo aniversário do blog! Parece até que foi combinado com a abertura da minha exposição ontem! :-) Adoro estes pratos com figuração humana. E estas fotos ainda vão me inspirar novos trabalhos. Agora que comecei a mexer com a cerâmica portuguesa, não quero mais parar.
    abraços!
    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio
      Agradeço as suas palavras simpáticas. Os pratos são bonitos e ainda bem que o vão inspirar para os seus futuros trabalhos. Parabéns pela sua exposição, de que espero ver algumas imagens no seu blog.
      Um abraço
      if

      Eliminar
  2. Parabéns Ivete Ferreira por este primeiro aniversário! Que venham muitos mais! Estes "ratinhos" são um autêntico tesouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula
      Agradeço os seus votos e a sua visita. Ainda bem que gostou. Este mundo dos "ratinhos" está cheio de surpresas. A ver vamos o que ainda nos pode revelar!
      if

      Eliminar
  3. Belíssimos exemplares estes.
    Os parabéns e um agradecimento pela partilha.
    Que continue por muitos e bons anos, pois sei que o que não lhe falta é assunto e interesses.
    Prezo muito que continue com esse dinamismo
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel
      Vindas de uma pessoa tão especial e conhecedora, as suas palavras são um incentivo para mim. Fazem com que procure novos temas e que os aborde com seriedade.
      Muito obrigada.
      if

      Eliminar
  4. If

    Parabéns pelo primeiro ano de aniversário do seu blog.

    Escolheu muito nem o tema da comemoração. Os músicos dos Ratinhos.Fez com que uma pequena exposição sobre Ratinhos, tendo por fio condutor, a música, a festa e a alegria de viver.

    Realmente esta faiança não se confunde com mais nada.

    Um beijo e faço votos para que continue

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís
      Os músicos "Ratinhos" alegram os dias, especialmente os de hoje, tão cinzentos. Tem toda a razão. Esta faiança é inconfundível,intemporal e destaca-se na variedade da nossa produção cerâmica.
      Obrigada pelas suas palavras de incentivo.
      Um abraço
      if

      Eliminar
  5. Ivete.

    Paz e Parabéns pelo Blog.

    Estes Ratinhos tão raros aí o que dizer daqui???
    Mas fico de olho em tudo que é louça.
    Já achei uns peixinhos, umas florzinhas (acho que de morangueiro que o Luis mencionou). Mas nenhum falante ou dançante como estes ratinhos. Aliás nenhum ratinho. Mas vou postar uns pratos que consegui recente.

    Se pudesse pegar, pegaria primeiro o do cachorrinho e o último com o menino dançando.

    Um abraço brasileiro.

    Amarildo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amarildo

      Agradeço as suas palavras tão simpáticas. Ainda bem que gostou dos Ratinhos. Também o do rapazito a dançar me encanta.
      Um abraço português.
      if

      Eliminar
  6. Que bela maneira de festejar este primeiro aniversário, Ivete!
    Só podia ser com ratinhos, considerando que é um magnífico exemplar ratinho que a identifica aqui. E estes não lhe ficam atrás em beleza e autenticidade, com o seu colorido de arraial e festa!
    Muitos parabéns e obrigada pela partilha. Esperamos muitos mais aniversários e muitas postagens com a qualidade a que já nos habituou.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria A.
      Estimo imenso o seu comentário e as palavras sinceras que me dirigiu. Já sentia a falta dos seus textos tão bem escritos e bem fundamentados. Os ratinhos, pela alegria e cor, estão mesmo a pedir-nos para os acompanhar aos arraiais que se aproximam.
      Mais uma vez obrigada pelo prazer da sua visita.
      Um abraço
      if

      Eliminar