quarta-feira, 11 de março de 2015

Um casamento feliz...

Um casamento feliz...



Há tempos, num momento de zapping pelas imagens que tenho  em arquivo, deparei com este pires que me encantou: pelo desenho e pelas cores. Ainda o Luís não tinha mostrado a sua bela chávena e feito a sua atribuição segura à fábrica de Santo António do Vale da Piedade. Após a sua publicação, surgiu-me, então, a ideia para um post que se adaptasse ao fim que me propunha: um casamento feliz...  uma forma para o seu pé...enfim ...  um pires para a sua chávena. 
Desde finais da década de oitenta do século passado, mas progressivamente ganhando terreno e impondo-se pelo contributo que traz ao estudo da nossa produção cerâmica, a arqueologia urbana torna-se uma mais valia para o estudo da nossa faiança, pela clarificação e ajuda que avalizam  uma atribuição segura e inequívoca  às respectivas fabricas das peças recuperadas nas escavações.
Foi o caso da chávena do Luís e deste pires que, perdido e triste, andava sem conhecer a olaria do seu nascimento. 

É um facto que só se pode fazer uma atribuição indiscutida se as peças  tiverem a marca bem estampada e evidente. Por maior que sejam as nossas inclinações e (in)certezas (pasta, vidrado, paleta cromática, ornamentação, formato ...) as filiações são difíceis. Mesmo os grandes conhecedores e especialistas encontram dificuldades nesses procedimentos. Foi o caso deste pires que integra o acervo do MNSR, o qual Rafael Calado, que tive o privilégio de conhecer, atribuiu interrogativamente a Viana, como se pode observar pelo ponto de interrogação aposto.



Um casamento feliz. Quão bem ficariam, lado a lado, estas duas peças, provenientes das mãos habilidosas de artesãos de Santo António do Vale da Piedade. Embora a decoração seja aproximada, existem pequenas alterações, que nos transportam a pintores diferenciados. Mesmo assim, o conjunto seria magnífico e não destoaria numa vitrine, ocupando o lugar de honra.

Colecção particular
Chávena do Luís


Laura Cristina Peixoto de Sousa "A fábrica de Santo António do vale da Piedade, em Gaia: arquitectura, espaços e produção semi-industrial oitocentista".

velhariasdoluis.blogspot.com




6 comentários:

  1. Afinal, alguém tinha o pires igual à chávena do Luís! :) Que coincidência engraçada!
    E logo nesta decoração tão fora do vulgar, tão alegre e garrida à maneira nortenha ( apesar das urnas que associo muito a cemitério...) e agora comprovadamente de Sto. António de Vale da Piedade.
    Belo achado, Ivete!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente,apesar da decoração tão invulgar, foi uma coincidência feliz. Daqueles acasos que acontecem de quando em vez e que,dada a tese publicada, permite uma atribuição segura.
      um abraço
      Ivete

      Eliminar
  2. É verdade. Recordava-me de ter visto este pires, pensava que fosse na casa da Maria Andrade, que como toda a gente sabe não tem um púcaro que seja para tomar chá, Lol!. Mas, afinal foi na sua casa que tinha visto a fotografia.

    Concordo inteiramente consigo quando afirma "que só se pode fazer uma atribuição indiscutida se as peças tiverem a marca bem estampada e evidente. Por maior que sejam as nossas inclinações e (in)certezas (pasta, vidrado, paleta cromática, ornamentação, formato ...) as filiações são difíceis.

    Como a maioria das faianças portuguesas do séc. XIX não estão marcadas, é quase impossível fazer atribuições seguras e essa impossibilidade só se consegue contornar quando temos acesso ao que os arqueólogos trazem à luz do dia nas escavações feitas nas antigas fábricas de faiança. E mesmo assim, há sempre uma margem de erro, pois sabemos que as fábricas de Porto e Gaia copiavam umas às outras os moldes e as decorações.

    O Manel comprou agora duas chávenas com feitas a partir de um molde exactamente igual daquela que apresentei, também pintadas com cores vivas, mas com uma decoração diferente e já não sabemos muito bem o que serão. Serão Também Santo António de Vale da Piedade? Não seria natural que outras fábricas vizinhas usassem o mesmo molde?

    Através da tese da Laura Cristina Peixoto de Sousa "A fábrica de Santo António do vale da Piedade, em Gaia: arquitectura, espaços e produção semi-industrial oitocentista", tomei conhecimento que foram feitas mais escavações nos terrenos de outras fábricas do Porto e Gaia, e é uma pena que os resultados não estejam disponíveis em livro ou na net. Seria uma mais valia para os museus, os coleccionadores e os amantes da faiança.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís
      Essa da Maria Andrade não ter púcaros para o chá ... mas chávenas, e lindíssimas, tem uma colecção digna de museu.
      Quanto às escavações que se vão fazendo nos locais das antigas fábricas, concordo consigo quando diz que é uma pena que não se publiquem esses resultados. Eram vitais para uma melhor compreensão dessas produções e
      uma mais fácil e segura atribuição. Pode ser que com o tempo e alguns fundos venha a tornar-se numa realidade.
      um abraço
      Ivete

      Eliminar
  3. Foi uma belíssima lembrança!
    O conjunto das duas peças é um charme.
    Oxalá o Luís encontre o pratinho, igual a este, que é absolutamente fantástico, muito especialmente pela cor e pelas formas do motivo.
    Já a chávena acho lindíssima, então em conjunto com o prato deve formar uma associação feita no céu.
    Enquanto isso, ficamos a admirar este pratinho que aqui deixou.
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Manel
    Foi uma lembrança repentina e que parece ter resultado bem. Embora apresente ligeiras diferenças na decoração, formam um belo conjunto. Como afirma, é uma associação feita no céu.

    Votos de um bom fim de semana
    Ivete

    ResponderEliminar