terça-feira, 18 de abril de 2017

Meninos Jesus de Malines


Um conjunto de Meninos Jesus de Malines  reunidos para celebrar o 4º aniversário do blog. A sua graciosidade e o seu ar marcadamente flamengo, enriquecem este post. Sempre gostei de arte sacra mais simples, despojada da grandiloquência das imagens do século XVIII. 
Com dimensões variadas, entre os 17 cm e 37 cm, todos nos abençoam com gestos gráceis e cheios de significado. O facto de, dada a sua longevidade no tempo, terem perdido partes do corpo, principalmente aquelas que se apresentavam mais frágeis, como as mãos e braços, não lhes tira a sua beleza. Cativam-me e sempre me hão-de cativar. Esta classe de imagens, de vulto pleno, de feição naturalista, normalmente colocados em posição destacada, nos oratórios privados, particulares ou conventuais, apresentam, no esculpido, características particulares.


Nas oficinas da Flandres, principalmente em Malines, Bruxelas e Antuérpia, eram executadas estas imagens, algumas com um trabalho mais cuidado, talvez peças de encomenda, outras mais pequenas, com uma vocação mais comercializável. Antes de entrarem no circuito comercial, eram sujeitas a exames por parte dos representantes das Corporações de Escultores e Pintores, que lhes apunham as suas marcas e punções, abonando, assim, a "qualidade do material e a perfeição artística das obras"1.
Apreciadas em toda a Europa, eram transportadas nos porões das naus, na torna viagem. Entraram às centenas em Portugal e Espanha e, por extensão, nas respectivas regiões insulares.









 As características flamengas que os artesãos conferiram às suas feições são evidentes: ar risonho, uma expressão optimista, fronte ampla, rosto oval, olhos amendoados e um leve sorriso nos lábios.






Outra das características específicas desta produção é o tratamento dado aos cabelos. Dois caracóis frontais seguidos de uma cabeleira, também ela encaracolada, formando uma mandorla em redor da cabeça.






1- Bernardo Ferrão de Tavares e Távora- "Imagens de Malines", colecção Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa, 1976, pág.26.


2 comentários:

  1. Ivete

    Antes de mais nada parabéns pelo aniversário do seu blog. Não há muitos espaços na internet com textos sobre antiguidades e só por isso o seu blog torna-se um sítio de referência.

    A selecção de meninos Jesus de Malines que hoje aqui nos traz foram uma forma de comemorar em grande o 4º aniversário do seu blog. Tenho uma paixão enorme por estas imagens, testemunhos vivos das relações privilegiadas entre Portugal e a Flandres e das trocas comerciais dos descobrimentos portugueses. Ainda que estes meninos Jesus não tivessem esse significado histórico, continuariam a ser objectos admiráveis, com os seus sorrisos enigmáticos da escultura grega arcaica. Talvez esses sorrisos transmitissem uma sensação de bem estar aos homens e mulheres que viveram uma época em que vida humana era frágil. Hoje, em que os meninos Jesus são peças de Museu, ficamos a olha-lhos fascinados tentando descortinar o significado do seu sorriso.

    Abraço e mais uma vez parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis
      Muito obrigada pelas suas amáveis palavras.
      O grupo dos Meninos Jesus ficou engraçado. As suas expressões indicam, inequivocamente a sua origem. Embora inicialmente se estranhem um pouco as suas forma, com o tempo aprendemos a aprecia-los.São peças que encantam precisamente pelas formas, pelas expressões, pelas características únicas e muito próprias.
      Um abraço
      if

      Eliminar