segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Avenida da Liberdade

      
Fui "fazer ... a Avenida"

Esta expressão teve origem num português acabado de chegar de Paris. Apareceu no Chiado, "trazendo no fato um pouco do aroma das acacias do Bois de Boulogne, nas maneiras um ar de blasé de clubman parisiense, na linguagem uns gallicismos terriveis que faziam desesperar o indigena, e um tanto aborrecido com esta boa terra que não sabia explorar o seu belo Tejo e o seu magnifico sol, bocejando em procura de qualquer cousa que lhe suavisasse as maguas pela terra que deixara, exclamava para o grupo de amigos que o rodeavam:
Rapazes, vamos fazer ... a Avenida. E descendo o Chiado, arrastando consigo uns mais corajosos que se arriscavam a sair da porta do Baltresqui ou do Magalhães, ele ia todas as tardes ... fazer a Avenida."1


Imagem retirada da internet

Era este um dos acontecimentos maiores da sociedade de Lisboa no raiar do século XX. Todos, damas e cavalheiros, se passeavam na Avenida, como era de bom tom nessa  época. Circulando calmamente por entre as frondosas árvores, comentavam os últimos gritos da moda vinda de Paris ou os discursos proferidos na Câmara dos Deputados.
O velho Passeio Público já não satisfazia as necessidades dos lisboetas, no que dizia respeito  às diversões. O projecto da Avenida veio substitui-lo. A sua concretização é entregue a Ressano Garcia que, tendo estudado em Paris, se vai inspirar nas concepções urbano-paisagísticas de  Georges-Eugène Haussmann. Foi este que levou  a cabo a renovação da capital francesa: parques, praças  e avenidas arborizadas rasgam-se e integram-se na malha urbana. A sua acessibilidade acompanha o rápido sucesso que os novos "quartiers" alcançaram.
As antigas concepções do passeio mundano, murado e reservado para as elites, são esquecidas.

"Um tarde de domingo na Avenida"
Ilustração Portuguesa, nº34, 27 de Junho de 1904


Também eu fui... fazer a Avenida. A Feira de Velharias da Avenida. Desta vez em pleno século XXI, mas com imagens e objectos  pertencentes ao passado.




Embora a feira se distribuísse unicamente pelo lado direito de quem desce - compare-se, à esquerda, com o lado oposto - era grande e tinha muitos expositores. De tudo, um pouco se podia apreciar. 


Um belo e bom conjunto de molduras, das quais sobressai uma,  Arte Nova, com os seus elegantes enrolamentos exibindo, ainda, a fotografia de um senhor.

Um rapaz ainda novo, coleccionador de brinquedos antigos, mostrava garbosos soldadinhos de chumbo, dispostos em posição de combate. Mais abaixo uma outra banca com brinquedos do meu tempo.






Num outro vendedor, algumas faianças portuguesas, das quais ressaltava esta, pela sua elegância e cor.
Um outro mundo, antigo, que vive de memórias, acarinhadas por alguns, felizmente.



O matraquear das máquinas faz coro com as notas da concertina e o ritmo do sapateado.



Para terminar, um presente para um feliz (desde a véspera já não angustiado) e orgulhoso adepto do Belenenses - o meu marido.




Moura Cabral, "Lisboa: Crónica Elegante", 1886



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Faiança com decoração de perdizes

Faiança alada. Gaia ou Coimbra (?)


A nossa produção cerâmica é muitíssimo rica, pela diversidade que nos oferece. Uma, de fabrico mais fino, destinada às camadas mais abastadas e conhecedoras, as quais, cientes do papel que desempenhavam na sociedade oitocentista, eram particularmente selectivas nas suas encomendas. Outra, de produção artesanal, de pasta mais fraca, mas que atrai pelo colorido e ingenuidade da decoração, destinada principalmente às camadas mais populares. É o caso das peças que se apresentam e que têm em comum a representação de pequenas aves, quer na cercadura, envolvendo um motivo decorativo principal, quer como ornamentação única na peça.


Estas peças, de uso quotidiano, usualmente conhecidas como "decoração de perdizes" e com um grau de anonimato implícito, não são de fácil  atribuição a uma determinada fábrica. Gaia ou Coimbra? Fica a incerteza.
Sabido é que, após as Invasões Francesas, principalmente a partir da década de trinta do século XIX, houve uma evolução no processo de fabrico, entrando-se numa fase de quase plena industrialização. As novas unidades, criadas em Lisboa, Coimbra e Gaia, demonstram essa nova tendência. Abandonam as práticas mais ancestrais, adaptando-se às novidades de produção, nomeadamente às modernas técnicas de estampagem.
Representativas de um gosto muito específico e singular, são hoje apreciadas  e procuradas, figurando em colecções particulares e museológicas.



Estas peças, de uso quotidiano, usualmente conhecidas como "decoração de perdizes" e com um grau de anonimato implícito, não são de fácil  atribuição a uma determinada fábrica. Gaia ou Coimbra? Fica a incerteza. do tema decorativo principal. Bastante bem conservada para o seu tempo de vida, encontrei um exemplar análogo no acervo do grande coleccionador que foi António Capucho.

António Capucho. Retrato do homem através da colecção, pág: 139



Pequeno prato de serviço, também com as armas reais, conquanto as flores apresentem uma cor mais forte, em tom de bordeaux. Estes pratos de serviço são mais usuais, pelo que existem em maior quantidade, apenas variando a cor das flores.






A representação das aves, quer como motivo central, quer servindo de suporte decorativo a outras decorações, desde sempre me fascinou. Como ornamentação principal, muito poucos exemplares a exibem. Encontrei, tão só, dois pratos grandes e quatro mais pequenos, de um serviço. Nos primeiros, porque a superfície é maior, vários pássaros esvoaçam pelo espaço disponível. Nos segundos, de menores dimensões, as aves, isoladas, voam, agrupadas num pequeno bando.






Colocados em conjunto com outras faianças, formam um conjunto harmonioso.





Associadas, aqui, a um motivo diferente, "as perdizes", acompanham um emplumado galo, altaneiro no seu porte.




Para finalizar, guardei duas outras imagens, gentilmente cedidas pela Maria Andrade, com a mesma decoração, mas em tipologias diferentes. A chávena faz parte do acervo do Museu de Alberto Sampaio e a jarra de altar pertence à sua colecção particular. O meu bem haja.





Imagem de um jarro pertencente ao acervo do Museu dos Biscainhos com a decoração das perdizes, envolvendo as Armas Reais. 

Luísa Arruda, Paulo Henriques, Alexandre Pais, João Pedro Monteiro,"António Capucho. Retrato do homem através da colecção", Civilização Editora, 2004.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Uma colecção de postais...

Uma colecção de postais...




Desde sempre gostei de postais, cartões e imagens antigas. Tudo o que, pelo seu colorido e fantasia, me fosse permitido guardar em livros e cadernos. Aquelas pequenas imagens brilhantes e ingénuas fizeram e fazem as minhas delícias.
O meu interesse por este tipo de cartões bordados, em seda ou gaze, emoldurados por cercaduras de papel cartonado, trabalhadas em relevo, comemorativos de datas, efemérides ou contendo simples pensamentos, despertou, quando, há alguns anos, em Paris, no Marché aux Puces, passeava por entre os alfarrabistas e tendas de bric-à-brac. Por curiosidade, folheei um álbum. Chamou-me a atenção este pequeno pássaro, com um ramo de flores no bico e uma mensagem "Portez lui mon souvenir". Não resisti. Comprei-o. Foi o primeiro de alguns que entretanto fui coleccionando.




No ano de 1995, na revista francesa Marie Claire idées, saiu uma reportagem sobre estes postais. Fiquei ainda mais fascinada. Procurei aprender um pouco sobre a sua origem e produção.


O coleccionador mencionado nesse artigo, Alain Eleb, que posteriormente conheci, era uma figura muito simpática, que tinha a sua pequena loja no Louvre des Antiquaires. Esclarece que esta espécie de postais bordados nasceu com o início do século XX. Foram novidade na Exposição Universal de Paris, no ano de 1900.O seu sucesso foi imediato. Marcaram presença por toda a Europa e conheceram o seu apogeu na década de vinte. Com os tempos mais modernos foram desaparecendo. Hoje são objecto de colecção.

Produzidos em série, serviram, também, como fonte complementar de rendimento para as mulheres que, em tempo de guerra e escassez, como foi o caso da I Grande Guerra, 1914-1918, os bordavam em casa, por encomenda.




A singularidade destes três postais reside no facto de terem sido escritos nos anos de 1917 e 1918 por soldados portugueses, que integraram o contingente das tropas nacionais que lutaram naquele país. Num deles, o soldado José Maria Pereira escreve que o seu aniversário natalício decorreu já nos campos de batalha, a "combater com as feras que queriam ser senhoras do mundo inteiro".
É grande a diversidade dos temas bordados: nomes, mensagens, pensamentos, celebrações, sentimentos, datas. Conheceram grande popularidade, principalmente em França, devido à sua qualidade estética, aliada a alguma ingenuidade, ao seu colorido e à leveza dos materiais em que eram executados.







Alguns eram enriquecidos com pequenos cartões, inseridos dentro de uma pequena bolsa, outros mostravam lencinhos delicados "joliment travailés et peut-être même parfumés"1.









1- Marie Claire idées, nº19. Décembre 1995, pág.88.


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Azulejos de Massarelos ou um passeio de Lisboa a Torre de Moncorvo

Azulejos de Massarelos ou um passeio de Lisboa a  Torre de Moncorvo




Gosto de "fazer a Avenida", como diziam os habitués dos finais de século XIX, quando, incansavelmente, circulavam pelas suas alamedas. Neste último sábado, percorri a feira de velharias da Avenida, na esperança de vislumbrar os azulejos de Massarelos que tinha visto no mês anterior. Lá estavam eles, muito recatados, acenando-me. Aproximei-me e foi um coup de foudre. Declararam-me o seu amor incondicional. Retribui e trouxe o meu tesouro. De cara lavada, brilham em todo o seu esplendor. Agora vão integrar o pequeno painel de azulejos que estou a reunir.
Entretanto, porque descobri algumas fachadas cobertas com exemplares iguais, entendi que tinham direito a um post.
José Meco, aventa a hipótese de ter sido a Fábrica de Massarelos a iniciar a produção de azulejos relevados. Os moldes eram cheios com argilas, trabalhadas manualmente pela pressão dos dedos, para que as massas aderissem perfeitamente às formas. No tardoz, a parte central, correspondente à zona em relevo, era escavada para "diminuir as hipóteses de deformações do barro durante a cozedura"1, processo já utilizado na produção dos azulejos do palácio de Sintra, que são do início do século XVI.


Na imagem da esquerda, nota-se claramente esse escavado central, que tinha por função dar firmeza ao relevado central.
Feitos numa pasta grosseira, a sua superfície era totalmente esmaltada a branco. A paleta cromática usada neste tipo de azulejos era constituída pelas cores branco, azul e amarelo, raramente o verde. Tinha o propósito único de "colorir os volumes ou revestir o fundo liso" 2.




Colecção Particular

Uma outra decoração relevada, também da produção de Massarelos, com a flor central mais pequena e maior relevo nos cantos que o exemplar anterior. Este apresenta a particularidade de exibir na respectiva cercadura, onde se nota a alternância de cores, um forte contraste com o azulejo: azul nos relevos e amarelo no fundo.





Rua do Quelhas, nº19, Lisboa


As fachadas de azulejos relevados, sendo abundantes nos edifícios nortenhos, rareiam para Sul. Este prédio, inteiramente recoberto de azulejos relevados de Massarelos, destaca-se pela cor, brilho e jogo de sombras. A parte da fachada rente ao passeio, ao alcance do furto de vândalos,  apresenta o mesmo motivo, mas em azul e branco. A passagem para a cor dominante - o amarelo - faz-se pela barra de cantaria e pela cercadura, nos mesmos tons, mas em alternância de cores: fundo branco, relevo em amarelo.






Pormenor curioso e para justificar o título, deixo-vos com uma fachada lindíssima, revestida pelos mesmos azulejos de flor central branca e fundo amarelo, que fotografei na Rua Manuel Seixas, em Torre de Moncorvo, Trás-os-Montes.





Esta casa, hoje adaptada a Turismo de Habitação, tem três pisos, onde sobressaem os elementos que caracterizaram a arquitectura do século XIX: o ferro, a pedra e o azulejo. Da sua conjugação resultou um belo edifício, que se enquadra bem nas características da região, onde abundam o granito e o ferro. Para revestir a fachada recorreram aos azulejos relevados de Massarelos, com motivos florais em amarelo e branco. No primeiro piso, um conjunto de janelas com varandas em ferro, encimadas com molduras concheadas, em pedra. No varandim central pode ler-se a inscrição "Seixas" e a data, 1880.







1/2- José Meco "O Azulejo em Portugal", Publicações Alfa, Lisboa, 1986, pág.79.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Um arraial de Ratinhos

Um arraial de Ratinhos





Hoje há festa! Vamos ao arraial! Bailar ao som de violas, pandeiretas e tambores, tocados a preceito pelos artistas Ratinhos.
Para comemorar o primeiro aniversário deste blogue, em jeito de festa, apreciemos um grupo de músicos e dançarinos num qualquer arraial popular, tão do agrado geral e meu, em particular. Violas, pandeireta e tambor alegram os ânimos. Que o "balho" comece!
Esta louça, de carácter essencialmente rústico e popular, torna-se inconfundível no panorama da faiança de produção nacional: "Produto de de um artesanato regional virgem de lições ou influências estranhas, é a expressão pura, original e espontânea das virtualidades plásticas do nosso povo"1.
A decoração figurativa humana apresenta uma temática riquíssima e variada. Centrada nas actividades e interesses das camadas sociais mais desfavorecidas, capta situações representativas da vida quotidiana, de profissões ou de simples lazer.
A cena que nos interessa hoje, pelo particular significado de celebrar o aniversário deste blog, é o de uma qualquer festa ou romaria popular, tão semelhante às que se realizam em diversas regiões do nosso país.
Na imagem que segue, observamos o estralejar dos foguetes do fogo de artifício, animados pelos sons do bombo e da corneta. A animação é brava!

António Capucho. Retrato de um homem através da colecção, pág.174




A violeira, em traje de "ver a Deus", dedilha uma qualquer modinha, enquanto o violeiro, vestido a rigor, de calça marialva, pequena casaca e chapéu de palhinha, se junta à companheira, marcando o ritmo com o pé, em jeito de dança. Envolve-os um ramo florido, exuberante, que ocupa a restante superfície do prato.



A viola portuguesa, largamente difundida pelo nosso país, é um "dos principais instrumentos musicais populares portugueses, que perdura até aos nossos dias"2. Não é, pois, de admirar que seja uma temática tão do agrado dos artistas ratinhos, que largamente a  representaram.



O rapaz do tambor marcha, ritmado e garboso, à frente da banda, enquanto o seu colega, de traje mais simples e modesto, anima, com os movimentos lestos e rápidos da sua pandeireta, os passos do petiz, que dança junto da senhora que o acompanha com a viola.



Colecção particular

             Bem hajam todos os que me acompanharam durante este ano, com comentários ou simples visitas.

                                            
Imagem retirada da internet
                                                   


1 - A. Moradas Ferreira "Pratos Ratinhos", Separata de estudos de Castelo Branco, Revista de História e Cultura, 1962.
2 - Olinda Sardinha "Os Ratinhos, Faiança Popular de Coimbra",MNAz, 1998, pág.31.
Luísa Arruda, Paulo Henriques, Alexandre Nobre Pais, João Pedro Monteiro -"António Capucho. Retrato do Homem através da colecção".