segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Coimbra tem mais encanto



O azul é a minha cor favorita. As faianças um dos meus temas de eleição. Em conjunto, tornam-se um motivo para debater algumas ideias, aventar hipóteses, sugerir ...
Neste recanto em tons de azul reuni algumas peças que poderemos, com alguma certeza, atribuir à produção coimbrã. As palanganas  são-no, indubitavelmente. As terrinas, pelo formato, pela cor, pela decoração, também apontam para uma mesma  proveniência.



Duas peças em ricos tons de azul, com apontamentos de manganés. Nitidamente inspiradas na produção oriental e no conceito de horror vacui mostram-nos uma ornamentação de vegetação exuberante, na qual as flores se distribuem por toda a superfície, numa clara demonstração de vontade de o autor preencher todo o espaço de que dispunha. Partindo de uma base assinalada por dois traços, as ramagens espalham-se, subindo até ao topo, definindo um eixo vertical à composição. Pelo meio, breves apontamentos de leves pinceladas, assumem-se como as folhas desses mesmos ramos de flores. Estas, em esponjado, uma das características que define a Faiança Ratinha, exibem a sua riqueza cromática, nos seus magníficos azuis, limitados pelo correr do pincel, em traços cheios ou ondulados, numa interpretação livre dos seus autores.


Entre outros materiais, considerados mais ricos e nobres, a pobreza da faiança coimbrã, moldada pelas mãos rudes e trigueiras dos seus artesãos, revela toda a sua riqueza nas formas, na policromia, na decoração e num enternecer que aquece as almas.





Palangana de ramo central de flores de linho. Sereno e belo. Toda a sua pujança está na cercadura, encordoada, num entrelaçar entre círculos esponjados e  traços elegantes e leves. A sua bicromia - azul e manganés - sobressai no fundo branco leitoso do seu revestimento esmaltado.





Duas terrinas que poderão ser atribuídas à produção (?) de Coimbra. Os seus tons de azul conjugam bem com as peças ratinhas anteriormente caracterizadas. A forma hexagonal de uma delas é usualmente atribuída a Coimbra. A sua decoração marmoreada lembra os lambris de azulejos, igualmente marmoreados,  que cercavam muitas das composições azulejares que podemos observar in loco ou nos museus. Ambas têm um tamanho mignon . Por isso ainda mais atraem o nosso olhar.







4 comentários:

  1. Que belas faianças com que nos presenteou e a ideia de usar o azul como fio condutor não há dúvida que resulta sempre.

    Encantei-me com o terceiro prato que nos mostrou. Não é muito comum. Pelo menos não me lembro de ver nada assim, nem nas feiras, nem nos livros. Pode-se considerar um ratinho, não é?

    As terrinas também são muito bonitas e de facto as de forma hexagonal costumam ser atribuídas à região centro. Quanto à última terrina, tenho nas minhas dúvidas. Parece-me mais Porto ou Gaia, mas nesta área andamos sempre todos a flutuar num mar de incertezas.

    Em todo o caso, terminei a leitura deste post enamorado do terceiro prato. Tanta simplicidade e tanta beleza. Enfim, hoje estou dado à adjetivação.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís
      Tenho andado afastada da escrita e, assim, o blog ressentiu-se um pouco. Não quis que o mês de Setembro terminasse, sem publicar algumas imagens. Já há tempos tinha organizado esta pequena composição em tons de azul... A segunda peça cabe dentro da "faiança ratinha", mas foge um pouco ao habitual. O ramo central e o encordoado atribuem-lhe um origem quase correcta. Digo quase, pois certezas absolutas são de difícil atribuição. Tenho um próximo post agendado, também sobre ratinhos, mas nos tons de verde e manganés.
      As terrinas são engraçadas pelo tamanho e pela decoração. Quanto aos locais de produção as dúvidas e incertezas subsistem.
      Um abraço
      if

      Eliminar
  2. Gosto imenso das suas peças, como não poderia deixar de ser. Escolheu-as a preceito e ficam a matar.
    As terrinas não deliciosas pois parecem-me peças pequenas, o que faz delas intimistas, com um preenchimento de linhas feitas por alguém que tinha horror ao vazio.
    Mas o resultado é encantador.
    É sempre um prazer vir aqui a este seu espaço ver estas suas peças.
    Quero deixar-lhe os parabéns.
    Estava algo preocupado, pois já há uns tempos que aqui não postava, mas vejo que foi só temporário.
    Cumprimentos para vós
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Manel

    Grata pela sua preocupação. As férias levam a um dolce fare niente ...
    Já tinha as imagens há algum tempo, mas a vontade de começar tardou, mas chegou.
    As terrinas têm um tamanho simpático e tem razão quando aborda o horror ao vazio dos artesãos. Neste caso até é uma decoração cheia, mas com leveza.
    if

    ResponderEliminar